Materiais Didáticos – Serão criados diversos materiais didáticos direcionados aos gestore e empresários dos setores do turismo e vitivinícola, sobre as boas práticas a implementar para mitigação do efeito das alterações climáticas no património do ADV. Estes materiais serão disponibilizados em versão física e digital, e para além de uma componente geral comum a todos os setores, serão dedicados às especificidades próprias e distintas de cada setor tendo em conta o seu papel na adaptação do ADV às alterações climáticas.
Fóruns – Serão organizados dois fóruns temáticos para cada um dos setores chave identificados, onde se pretende a criação de um espaço de debate, interativo, reunindo o máximo de agentes dos referidos setores que de forma participativa possam contribuir para a discussão e disseminação de boas práticas.
Cursos de Capacitação – A implementação de ações de adaptação às alterações climáticas em locais classificados como Património Mundial da UNESCO, nomeadamente na adaptação setorial, é um tema ainda emergente onde é fundamental a capacitação dos agentes-chave que poderão promover e implementar ações e boas práticas. Neste sentido serão criados dois cursos de capacitação, cada um direcionado a um setor chave, direcionados para o desenvolvimento de competências para um melhor entendimento sobre a importância do ADV para o desenvolvimento da região, e da sua necessidade de adaptação às alterações climáticas para que a classificação da UNESCO possa continuar com todas as vantagens associadas.
INNO-LAB Douro – Será criado um laboratório de cocriação, co inovação e transformação para gerar soluções de melhoria da resiliência económica da região face aos efeitos que as alterações climáticas terão e do seu impacto nas empresas. O INNO-LAB seguirá uma metodologia de um living lab aberto ao desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores com enfoque nos diversos setores rurais, em resposta ao contexto das alterações climáticas.
